1 ano de liga bauruense

24/09/2019 – Lucas Rodrigues

Há um ano a Liga começava a deixar de ser apenas uma ideia para se tornar algo concreto.

Esse primeiro ano foi de muito esforço, erros, acertos, mudanças e aprendizados. E para o novo ano que se inicia e todos os outros que virão, nós resolvemos fazer uma pequena mudança em nosso nome e em nosso símbolo.

De início adotamos o nome Liga Bauruense de Futebol Digital e Virtual, onde Digital e Virtual era utilizado pela maioria das Ligas e Federações e indicava que se tratava de uma Liga/Federação de videogame. Neste primeiro ano, mais por dentro do cenário, notamos a crescente utilização do “e”, como nos casos de eSports, eFootball, eLigaSul e por aí vai.

Por tanto, resolvemos mudar o nosso nome para eLiga Bauruense de Futebol, para que fique mais fácil de pronunciar pois percebemos que algumas pessoas tinham alguma dificuldade e também para ficar mais “atualizado” com o cenário de eSports que vem crescendo muito no Brasil.

Além dos torneios presenciais, criamos grupos para realização de campeonatos online e gratuitos e, atualmente, temos grupos tanto de PES como de FIFA nas plataformas Playstation 4 e Xbox One. Desta forma procuramos atender a todos, independente do jogo e da plataforma utilizada. Atualmente já estamos com mais de 200 membros somando todos os grupos.

Iniciamos também o projeto de time na modalidade Pro Clubs do FIFA onde conseguimos um título do III Torneio de Pro Clubs da Federação Brasileira de FIFA além de um corujão da extinta LFPG. O time encorpou e recebeu uma identidade própria, mostrando a força e potencial que tem. E nós, da Liga, continuamos dando todo apoio ao time para inscrições e divulgação da equipe.

Conseguimos produzir a primeira camisa da Liga onde mais de 30 pessoas já adquiriram a sua, além da camisa que fizemos especialmente para a Copa Paulista.

Criamos também o nosso blog onde colocamos um pouco de conteúdo sobre PES e FIFA, além de realizar entrevistas com conteúdo exclusivo com jogadores que se destacam no cenário nacional.

E nosso time também cresceu, no início apenas uma pessoa era responsável por tudo, mesmo que várias outras pessoas ajudaram de diversas formas. Mas agora temos oficialmente mais três integrantes na Liga.
São eles:
– Rafael Achôa, responsável pelos campeonatos online de FIFA e apoio nos presenciais
– Paulo Jesus, apoio na captação de patrocínio e nos presenciais
– Thiago Rodrigues, responsável pelos campeonatos online de PES e apoio nos presenciais

Por fim, gostaríamos de sempre frisar que o objetivo da Liga é trazer diversão para quem ama jogar um futebol virtual como nos velhos tempos de lan house/locadora, além de incentivar o cenário de eSports em Bauru e levar atletas da cidade para disputar torneios pelo Brasil afora.

Então continue nos acompanhando que, para o próximo ano, já temos vários projetos que estão em desenvolvimento e, aos poucos, vamos divulgar!

Sem sombra de dúvidas esse primeiro ano foi muito além do esperado. Realizamos 10 torneios presenciais começando com a nossa 1ª Copa LBFDV que aconteceu no Estádio Alfredo de Castilho com apoio do Esporte Clube Noroeste, passamos por cidades da região como Pederneiras onde tivemos a honra de realizar junto à prefeitura o 1º Pedergames, que foi um sucesso. Depois fomos até Botucatu onde pudemos participar da PowerCon realizando um desafio 5×5 contra nossos parceiros do Botucatu E-Sports e, por fim, também tivemos o prazer de participar do Noobz Experience em Marília realizando um torneio de FIFA com direito a narração de Nelson Junior e Rodrigo Alves. Além destes, realizamos outros torneios presenciais em Bauru como a Copa Allejo onde tivemos a Monik Bisoni como campeã, as Seletivas para a Copa Paulista organizada pela Federação Feras do PES (onde formamos uma equipe de 4 jogadores para representar a Liga em um dos campeonatos de mais alto nível do Brasil) e, ainda, a Seletiva para o Campeonato Brasileiro que fizemos em parceria com a Liga Centro Oeste de Pes de Jaú (LCOP). Também criamos junto com a LCOP o Caipira Open de PES, um desafio de equipes 5×5 entre cidades do interior. Fizemos também a Copa de Verão e a Copa de Inverno, competições que estarão no nosso calendário anual.

E claro que não podemos esquecer dos nossos parceiros, aqueles que estão sempre ali dando aquela força para que tudo possa acontecer da melhor maneira.
Em primeiro lugar, o Aperta o X, site de games da região e que está em todas com a gente fazendo uma cobertura fantástica e nos apoiando em nossas ideias como foi no patrocínio da nossa primeira camisa.
Outro apoio importantíssimo é a Arena Rpg, que nos recebeu de braços abertos para podermos realizar os torneios presenciais num ambiente confortável, de fácil localização e ótima estrutura. E, também, a Next – Entretenimento e Cultura Pop que nos ajuda com divulgação, busca de apoiadores e tudo mais.