ENTREVISTA #2 - ruaan_11

20/08/2019 – Lucas Rodrigues

Retomando nossa série de entrevista com pro players, desta vez falamos um pouco com Ruan Nardeli, mais conhecido no cenário de FIFA como ruaan_11.

Ruan é bauruense e falou um pouco de como começou no video game, quando passou a tornar algo sério, do apoio que recebe do Team Neto e muito mais. 

Confere aí!

LBFDV – Pra começar, desde quando você joga FIFA/video game em geral e a partir de quando você começou a levar mais a sério para esse lado de competições?
Ruan: Cara, eu jogo videogame desde muito pequeno, não consigo te dar uma idade exata, mas chuto que por volta de uns 5 anos de idade. Joguei alguns outros jogos, mas sempre era muito esporádico. Minha paixão sempre foi futebol, não só nos videogames. Comecei lá no international superstar soccer 98, depois winning eleven, PES, e só migrei pro fifa a partir do 13. Sempre fui muito competitivo, jogava com os amigos “dando a vida”, mas não era nada demais. Começou a ficar mais “sério” no fifa 16, quando comecei a disputar alguns campeonatos online e algumas equipes na época entraram em contato.

LBFDV – Você tem uma rotina de treinos, dedica algumas horas todo dia para os jogos e quais modos de jogo você joga?
Ruan: Nunca me programei certo para realmente treinar, é algo falho da minha parte, não tenho uma rotina programada. O fifa por questões financeiras, dedicou todo o seu modo competitivo ao ultimate team, então, hoje só jogo UT. Os finais de semana são bem puxados, por conta das weekend league. No meio de semana tento jogar um pouco menos, se fosse preciso dizer uma média de tempo de jogo, eu diria que jogo no máximo 5 dias na semana.

LBFDV – Você é atleta da equipe Team Neto, correto? Como aconteceu o convite para fazer parte da equipe e de que forma a equipe te apoia? Qual a importância deste apoio para você se dedicar mais tempo ao jogo?
Ruan: Correto. O convite veio no início desse fifa, quando o Neto entrou em contato comigo. Nos conhecemos em uma seletiva do Manchester City que teve no final do fifa 18. Não me lembro bem, mas acho que terminei entre os 6 primeiros e, depois disso ele entrou em contato para que eu fizesse parte da equipe dele. É muito importante o suporte que ele me deu durante esse fifa, faz com que o player pense somente na jogabilidade. No Brasil possuem muito poucas equipes, isso prejudica muito menino que tem muita bola aí e está despercebido. O Neto é um cara fora de série, tenta abraçar a causa de muitos meninos que têm esse objetivo, é um paizão! Seria uma ótima pessoa a se pensar em novas entrevistas.

 

LBFDV – No início deste mês o Senado aprovou um projeto para regulamentação dos eSports no Brasil onde uma das principais medidas é tratar os jogadores como atletas. Você acha que é um passo importante para o apoio e desenvolvimento dos eSports no país?
Ruan: Com toda a certeza é um passo muito importante, porém, temos que ver como se desenvolverá. É muito complicado esse assunto, principalmente no Brasil, vemos que as empresas/equipes visam mais o retorno financeiro e visual de suas marcas, o que não é muito fácil ainda no mundo dos eSports, mas, quem sabe essa aprovação não reveja alguns conceitos e o cenário no Brasil comece a crescer. Hoje já temos alguns jogos que cresceram muito: League of Legends, Counter Strike, Dota… Tomara que dê abertura para outros jogos também, não só o fifa.

LBFDV – Você tem conquistado bastante espaço no cenário nacional, conquistou vaga para a Copa Nordeste que é um evento grande. O que você acha que o interior precisa melhorar mais para atingir esse nível das capitais?
Ruan: Acredito que seja o investimento e principalmente a internet que prejudica o interior. Falando de fifa, os servidores que estão disponíveis para nós da América do Sul, já nos prejudica bastante, juntando com a qualidade de internet que as menores cidades possuem, fica bem complicado obter resultados.

LBFDV – O que você espera do FIFA20 tanto na jogabilidade quanto nos modos de jogo?
Ruan: Como não joguei outros modos, não consigo te falar sobre fora do ultimate team. Primeiramente, acho que como qualquer player, desejo que disponibilizam servidores melhores. Já sobre a gameplay, gostaria muito que diminuíssem a defesa automática, acho que é o maior ponto. Claro, também gostaria que tirassem os cruzamentos estilo futebol de areia com “el tornado” “bolasie flick”, “la croqueta” infinita e os chutes de primeira/de costas, porém, sabemos que se tirar esses “bugs”, entrarão outros no meta, infelizmente. Então, desejo servidores melhores, os “bugs” só mudarão quais são.

LBFDV – Qual a sua dica pra quem tá começando ou pra quem quer se firmar no cenário nacional de FIFA?
Ruan: Todo mundo fala isso, é clichê, mas fazer o que, tem que se dedicar. Hoje fica muito fácil assistir vários players que estão no topo nacional há bastante tempo. Indico bastante assistir esses players também, me ajudou muito. Acredito que com dedicação e uma boa leitura de jogo, é natural a evolução. Para se firmar, acredito que o pessoal deva se dedicar a weekend league, é a maior vitrine do fifa hoje. Então, com a evolução, vai obter resultados cada vez melhores nas weekend league e logo começará a ficar com visibilidade. Campeonatos online é um meio também, até porque é disputado em outros modos de jogo também.

LBFDV – Deixe uma mensagem para todos os jogadores de futebol virtual e quem acompanha a LBFDV.
Ruan: Rapaziada, primeiro quero agradecer muito ao Lucas, por estar se dedicando a evolução dos eSports. Ainda é tudo muito novo no Brasil e pessoas como o Lucas, junto ao pessoal da LBFDV podem fazer toda a diferença! Pro pessoal aí que acompanha a página e o futebol virtual, gostaria também de agradecer, pois tenho certeza que vocês que incentivam a página a continuar lutando por nós, apaixonados nos joguinhos. No fifa 20 viremos bem fortes e com certeza conquistaremos coisas ainda maiores! O maior sonho é beliscar alguma vaguinha em algum mundial, lutaremos por isso. Se dediquem que a vaga pode ser de vocês também. Abraço a todos.